Pular para o conteúdo principal

Como ocorre a Fertilização In Vitro?

O processo de Fertilização In Vitro (FIV), onde os óvulos de uma mulher são fertilizados fora de seu corpo e depois colocados dentro de seu corpo para ajudá-la a engravidar.




O ciclo menstrual de mulheres férteis, geralmente, dura cerca de um mês.

Durante este tempo, e sob a influência de hormônios naturais do corpo, um pequeno saco dentro do ovário contendo um ovo cresce, ficando aproximadamente do tamanho de uma uva. 

Em um ponto no meio do ciclo este ovo é liberado do ovário e, a partir daí, ocorre a ovulação.

A ovulação também é regulada por hormônios. O ovo, a partir deste momento, está pronto para a fertilização.

Em seguida, o ovo passa para as tubas uterinas, visando aguardar a chegada de esperma fértil. 

A ovulação é um evento que ocorre naturalmente e o desejo de ter filhos é similarmente um instinto natural, mas esse instinto nem sempre pode ser cumprido.

As causas da indesejada falta de filhos são numerosos, mas os tratamentos também são.

REPRODUÇÃO ASSISTIDA - FERTILIZAÇÃO IN VITRO (Vídeo 00:48)

A técnica de Fertilização In Vitro (FIV) remove vários ovos do ovário para fertilização no laboratório.

Depois de alguns dias, um ou dois destes ovos fertilizados (que são agora conhecidos como embriões) são devolvidos ao útero na esperança de que eles implante e ocorra uma gravidez.

Mulheres que realizam Fertilização In Vitro recebem hormônios reprodutivos especiais para incentivar a produção de vários ovos pelo ovário.

Finalmente, a maturação do óvulo dos ovários é induzida pela administração de um hormônio adicional. 36 horas depois, fluido contendo os ovos é retirado do ovário com uma agulha. 

Isso geralmente é realizada sob sedação leve em um curto procedimento ambulatorial com o médico usando ultra-som para verificar processo.

Os ovos coletados do ovário são, então, misturados com uma amostra de esperma masculino (do parceiro) que já tenha sido lavado e concentrado.

Os ovos e os espermatozóides são deixados em uma incubadora por 24 horas para que a fertilização possa ocorrer.

Durante este tempo, apenas um dos muitos espermatozóides penetrará na camada externa do ovo e promoverá a fertilização. 

Após ocorrer a fertilização, as células começam a se dividir e formar um embrião. 

Depois de dois ou três dias, um embrião saudável terá cerca de 8 células e, então, é transferido para o útero por meio de um tubo flexível e fino, onde é deixado para ser implantado e dar início à gravidez. 

Todos esses métodos de reprodução assistida oferece a casais uma boa chance de trazer um bebê saudável para o mundo.

Uma consulta e uma bateria de exames são necessários para cada paciente encontrar o tratamento mais adequado, com a mais alta chance de sucesso. 

Isso porque a fertilidade feminina diminui muito rapidamente após a idade de 35 anos. Casais inférteis não devem demora a procurar o médico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a