Pular para o conteúdo principal

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde


Considerado a proximidade que possuem com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições, o ACS desenvolverá suas ações nos domicílios de sua área de responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas atividades.
Considerado a proximidade que possuem com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolverá suas ações nos domicílios de sua área de responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas atividades. 

Entretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS), por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções.

Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde.

1 - Integrar equipe de saúde e população
É atribuição dos ACS desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade. Assim, são os ACS que estabelecem a comunicação entre esses dois grupos (equipe de saúde e população), pois sem um diálogo adequado e preciso entre ambos, os resultados esperados serão mais dificilmente alcançados.



2 - Trabalhar com registro
Outra função dos ACS é trabalhar com registro de famílias em base geográfica definida, a microárea. É comum famílias mudarem de residência, isso acontece devido a diversos fatores e um deles é o fator econômico. Isso faz com que haja um crescimento no número de pessoas que moram em casas alugadas e troca se torna comum. Cada ACS é responsável por alimentar um sistema de dados nacional. 

3 - Contato permanente com as famílias
Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e à prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe é imprescindível ao trabalho dos agentes comunitários de saúde. Isso porque de tempos em tempos surge um novo problema, no inverno aparecem os resfriados, no natal alguém come mais do que devia e altera os níveis de glicose e pressão arterial etc.

4 - Fazer mapeamento e Acompanhamento
O ACS deve realizar o mapeamento de sua área através do cadastramento de todas as pessoas de sua microárea e manter tais cadastros atualizados. Assim, identificarão indivíduos e famílias expostos a situações de risco. Além disso, acompanhar (no mínimo mensalmente), por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe é de extrema relevância para a assistência à saúde. 

5 - Orientação
É dever dos ACS orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis. Muitas vezes existem programações ou atividades nas unidades básicas de saúde que são desconhecidas para algumas pessoas da área de abrangência das UBS, como: palestras, consultas odontológica e psicológicas, sessões de terapias alternativas como massoterapia. Desse modo, os ACS devem orientar a população quanto a utilização e participação de tais serviços.

6 - Promover educação em saúde
Outra atribuição dos agentes comunitários de saúde é desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco. Afinal, prevenir doenças é menos desgastante do que tratá-las quando já estão instaladas no corpo.

7 - Prevenção e controle da malária e da dengue
É função do ACS cumprir com as atribuições atualmente definidas para os mesmos em relação à prevenção e ao controle da malária e da dengue, conforme a Portaria nº 44/GM, de 3 de janeiro de 2002.



Fonte:
1. Ministério da Saúde. Informe da Atenção Básica. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/informe16.pdf>.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília. Ministério da Saúde, 1997. 36p.

Comentários

  1. Bom dia sou da cidade de IGUAI Bahia gostaria de saber se na cidade onde moro quando vai ter curso gostaria de fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o curso vai ser em Tucuruí no estado do Pará somente.

      Excluir

Postar um comentário

Caso você tenha alguma dúvida ou encontrou algum erro, deixe seu comentário aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

Unidade Básica de Saúde: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

O que faz um auxiliar de enfermagem? Na Unidade Básica de Saúde (UBS) existe técnico de enfermagem? Sua função é restrita a procedimentos assistenciais? Auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem são profissões diferentes?  Essas são dúvidas frequentes a respeito dos auxiliares e técnicos de enfermagem, bem como as funções exercidas pelos mesmos em uma UBS.  Contudo, esse artigo vem trazendo alguns esclarecimentos sobre quem são e quais as competências básicas dos auxiliares e técnicos de enfermagem na UBS, por isso, continue lendo. Antes de tudo, é necessário saber a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem: TÉCNICO DE ENFERMAGEM  - Para ingressar no curso de técnico, o candidato precisa ter Ensino Médio completo. A formação dura de 1 ano e 8 meses a 2 anos e o profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intens