Pular para o conteúdo principal

07 Atribuições dos médicos de uma Unidade Básica de Saúde


O que faz um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS)? Ele é, obrigatoriamente, um médico generalista? Ele atende a um grupo específico de pessoas (crianças, idosos, homens, mulheres etc)? Esses são alguns questionamentos comuns sobre a atuação do profissional em medicina. Assim, seguem 07 atribuições básicas dos médicos de uma Unidade Básica de Saúde.O que faz um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS)? Ele é, obrigatoriamente, um médico generalista? Ele atende a um grupo específico de pessoas (crianças, idosos, homens, mulheres etc)? Esses são alguns questionamentos comuns sobre a atuação do profissional em medicina. Assim, seguem 07 atribuições básicas dos médicos de uma Unidade Básica de Saúde:

1 - Realizar assistência integral
É também responsabilidade desse profissional fazer assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias, que estão sob sua responsabilidade, em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. Sempre valorizando a relação médico-paciente e médico-família como parte de um processo terapêutico e de confiança.

2 - Realizar consultas clínicas e procedimentos
O médico deve realizar consultas clínicas e procedimentos na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.). Oportunizando, assim, o contato com indivíduos sadios ou doentes, visando abordar os aspectos preventivos e de educação sanitária.

3 - Realizar atividades de demanda espontânea e programada
Além disso, é obrigação médica realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica médica, pediatria, gineco-obstetrícia, cirurgias ambulatoriais, pequenas urgências clínicocirúrgicas e procedimentos para fins de diagnósticos.

4 - Encaminhamento
Médicos devem encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contrarreferência locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência.

5 - Indicar internação
Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário.

6 - Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente
Também devem contribuir e participar das atividades de Educação Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem, ACD e THD. Além do mais, discutir de forma permanente - junto à equipe de trabalho e comunidade - o conceito de cidadania, enfatizando os direitos à saúde e as bases legais que os legitimam.

7 - Participar do gerenciamento
Os médicos devem participar do gerenciamento dos materiais necessários para o adequado funcionamento da UBS. Além disso, devem participar do processo de programação e planejamento das ações e da organização do processo de trabalho das unidades de Saúde da Família.

É importante destacar que tais profissionais são, preferencialmente, generalistas ou especialistas em medicina de família e comunidade (portanto, devem atender todos os membros da família, independente de sexo e idade). Contudo, aqueles que ainda não o são fazem, assim como os demais, um curso de especialização em saúde da família. 
Haja em vista que o médico de família tem uma formação ampla e integrada, que prepara o médico para fazer o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos motivos que levam as pessoas a procurar um médico. 
Vale lembrar que os médicos devem compreender a doença, mas devem entender também como o contexto pessoal, familiar e social interfere na mesma. Logo, somente a convivência contínua lhe propicia esse conhecimento e o aprofundamento do vínculo de responsabilidade à resolução dos problemas e manutenção da saúde dos indivíduos.


Fonte:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília. Ministério da Saúde, 1997.
2. JUNQUEIRA, Simone Rennó. Competências profissionais na estratégia Saúde da Família e o trabalho em equipe. São Paulo. Disponível em:<https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_9.pdf>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Unidade Básica de Saúde: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

O que faz um auxiliar de enfermagem? Na Unidade Básica de Saúde (UBS) existe técnico de enfermagem? Sua função é restrita a procedimentos assistenciais? Auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem são profissões diferentes?  Essas são dúvidas frequentes a respeito dos auxiliares e técnicos de enfermagem, bem como as funções exercidas pelos mesmos em uma UBS.  Contudo, esse artigo vem trazendo alguns esclarecimentos sobre quem são e quais as competências básicas dos auxiliares e técnicos de enfermagem na UBS, por isso, continue lendo. Antes de tudo, é necessário saber a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem: TÉCNICO DE ENFERMAGEM  - Para ingressar no curso de técnico, o candidato precisa ter Ensino Médio completo. A formação dura de 1 ano e 8 meses a 2 anos e o profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intens