07 Atribuições dos médicos de uma Unidade Básica de Saúde


O que faz um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS)? Ele é, obrigatoriamente, um médico generalista? Ele atende a um grupo específico de pessoas (crianças, idosos, homens, mulheres etc)? Esses são alguns questionamentos comuns sobre a atuação do profissional em medicina. Assim, seguem 07 atribuições básicas dos médicos de uma Unidade Básica de Saúde.O que faz um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS)? Ele é, obrigatoriamente, um médico generalista? Ele atende a um grupo específico de pessoas (crianças, idosos, homens, mulheres etc)? Esses são alguns questionamentos comuns sobre a atuação do profissional em medicina. Assim, seguem 07 atribuições básicas dos médicos de uma Unidade Básica de Saúde:

1 - Realizar assistência integral
É também responsabilidade desse profissional fazer assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias, que estão sob sua responsabilidade, em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. Sempre valorizando a relação médico-paciente e médico-família como parte de um processo terapêutico e de confiança.

2 - Realizar consultas clínicas e procedimentos
O médico deve realizar consultas clínicas e procedimentos na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.). Oportunizando, assim, o contato com indivíduos sadios ou doentes, visando abordar os aspectos preventivos e de educação sanitária.

3 - Realizar atividades de demanda espontânea e programada
Além disso, é obrigação médica realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica médica, pediatria, gineco-obstetrícia, cirurgias ambulatoriais, pequenas urgências clínicocirúrgicas e procedimentos para fins de diagnósticos.

4 - Encaminhamento
Médicos devem encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contrarreferência locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência.

5 - Indicar internação
Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário.

6 - Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente
Também devem contribuir e participar das atividades de Educação Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem, ACD e THD. Além do mais, discutir de forma permanente - junto à equipe de trabalho e comunidade - o conceito de cidadania, enfatizando os direitos à saúde e as bases legais que os legitimam.

7 - Participar do gerenciamento
Os médicos devem participar do gerenciamento dos materiais necessários para o adequado funcionamento da UBS. Além disso, devem participar do processo de programação e planejamento das ações e da organização do processo de trabalho das unidades de Saúde da Família.

É importante destacar que tais profissionais são, preferencialmente, generalistas ou especialistas em medicina de família e comunidade (portanto, devem atender todos os membros da família, independente de sexo e idade). Contudo, aqueles que ainda não o são fazem, assim como os demais, um curso de especialização em saúde da família. 
Haja em vista que o médico de família tem uma formação ampla e integrada, que prepara o médico para fazer o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos motivos que levam as pessoas a procurar um médico. 
Vale lembrar que os médicos devem compreender a doença, mas devem entender também como o contexto pessoal, familiar e social interfere na mesma. Logo, somente a convivência contínua lhe propicia esse conhecimento e o aprofundamento do vínculo de responsabilidade à resolução dos problemas e manutenção da saúde dos indivíduos.


Fonte:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília. Ministério da Saúde, 1997.
2. JUNQUEIRA, Simone Rennó. Competências profissionais na estratégia Saúde da Família e o trabalho em equipe. São Paulo. Disponível em:<https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_9.pdf>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Unidade Básica de Saúde: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?