Pular para o conteúdo principal

03 Benefícios da amamentação para a criança

O leite materno é rico em calorias, sendo o leite do final da mamada o mais rico em calorias. Além disso, o desenvolvimento emocional é caracterizado pelo fato do ato de amamentar proporcionar a criação de laços afetivos entre mãe e filho.


Aleitamento materno

Quais os benefícios da amamentação para uma criança? Em que a amamentação pode afetar o futuro de um(a) filho(a)? Qual é a razão para a amamentar? Por qual motivo os profissionais de saúde incentivam tanto essa prática? Porquê criaram o Agosto Dourado para incentivar o aleitamento materno?

Essas são algumas das muitas perguntas que existem na mente das pessoas à respeito do aleitamento materno (amamentação). 


Isso se dá pelo de algumas pessoas não conhecerem as vantagens/benefícios que o aleitamento materno pode proporcionar tanto para mãe quanto para a criança. 

Assim, logo abaixo seguem 03 benefícios da amamentação para a criança.

03 Benefícios da amamentação para a criança


1. Melhora o estado nutricional

O leite materno é o melhor alimento para a criança durante os seus dois primeiros anos de vida, isso porque ele é melhor digerido pela criança do que outros alimentos como o leite de vaca. 

Além disso, ele possui as proteínas necessárias para a nutrição completa da criança (pelo menos durante os seus 06 primeiros meses de vida).

O leite materno nos primeiros dias, chamado Colostro, é o que possui a maior quantidade de proteínas, responsáveis por processos vitais como proteção, estrutura e metabolismo. 

Além do mais, o leite materno é rico em calorias, sendo o leite do final da mamada o mais rico em calorias. Diversas são as vitaminas encontradas no leite materno também.

2. Maior proteção contra infecções

Como o leite materno é rico em proteínas, logo, possui anticorpos (células de defesa) que auxiliam o sistema imunológico da criança. 

Entre o anticorpos encontrados no leite, o IgA é o principal, tal anticorpo ajuda na proteção de doenças respiratórias (pneumonia e bronquiolite, por exemplo), bem como otites (infecções no ouvido).  

Além do mais, o leite materno possui o fator bífido que é responsável por promover o crescimento do lactobacillus bífido, bactéria responsável por deixar as fezes da criança ácida e, com isso, destruir outras bactérias mais ofensivas como aquelas que causam diarreia. 

O leite materno pasteurizado geralmente destrói o fator bífido e outros fatores que auxiliam na proteção intestinal contra diarreia.

3. Potencializa o desenvolvimento cognitivo e emocional

A maioria dos estudos confirmam a relação entre aleitamento materno e desenvolvimento cognitivo. Ou seja, pessoas de diferentes idades que foram bem amamentadas obtiveram maior desenvolvimento cognitivo do que aquelas que não foram. 

Contudo, não se sabe ao certo como isso ocorre, alguns dizem que o leite materno possui substâncias que potencializam o desenvolvimento cerebral, outros falam que o ato de amamentar desenvolve fatores comportamentais que são responsáveis por tornar o indivíduo mais apto para aprender.


Já o desenvolvimento emocional é caracterizado pelo fato do ato de amamentar proporcionar a criação de laços afetivos entre mãe e filho. 

O contato olho no olho que ocorre em uma amamentação prazerosa para a dupla mãe/bebê produz troca de afeto e sentimento de segurança entre ambos. 

A amamentação é a primeira forma da criança aprender a se comunicar com afeto e confiança.



Fonte: 
Saúde da criança: Aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - 2. ed. - Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a