Pular para o conteúdo principal

Importância dos 05 sentidos especiais na vida do enfermeiro

A visão atrelada ao olfato promove a inspeção que é um modo de observação, que deve ser contínuo. Já a percussão é uma técnica que utiliza tanto o tato quanto a audição.Importância dos 05 sentidos especiais na vida do enfermeiro


Os 05 sentidos especiais são muito importantes para o ser humano, várias pessoas utilizam deles para trabalhar, por exemplo.

Isso fica evidente ao observarmos um músico, o que seria dele se não possuísse um ouvido absoluto? O que seria do vigilante se não tivesse um olhar atento?

Mas, e na enfermagem? Como o enfermeiro utiliza seus sentidos especiais? Qual a importância dos sentidos especiais para a enfermagem?

Devido muitas pessoas possuir esses e outros questionamentos, segue um texto com a Importância dos 05 sentidos especiais na vida do enfermeiro, ou seja, como o enfermeiro utilizá-los para fazer um bom atendimento.

Importância dos 05 sentidos especiais na vida do enfermeiro


Olfato

É por meio do olfato que o enfermeiro (a) detecta a presença de diferentes odores corporais que possam indicar alguma alteração no paciente durante uma avaliação clínica. 

Por exemplo, em um exame da boca do paciente, o profissional em enfermagem pode verificar um hálito de maça estragada que é indicativo de alterações no fígado, ou um hálito com odor de urina que é característico de pessoas com insuficiência renal, isso ocorre devido a presença de ureia e creatinina que não foram filtradas nos rins.

Além disso, podem ser verificados hálitos: cetônico, alcoólicos e halitose oral por diversas causas. 

Contudo, o exame clínico com o olfato não é restrito somente a boca, podem-se perceber durante o exame físico, também, tanto odores de suor ou de falta de higienização, quanto odores genitais característicos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como, por exemplo, Candidíase.


Visão

Através da visão é possível observar no paciente a presença de dismorfias, distúrbios no desenvolvimento, lesões na pele, secreções, presença de outros dispositivos como cateteres, modo de andar, postura e modo de se comunicar. Dessa maneira, a visão atrelada ao olfato promove a inspeção, que é um modo de observação, e que deve ser contínuo.

Vale lembrar que a inspeção pode ser realizada de duas maneiras, que são a frontal e a tangencial. Enquanto a primeira, caracterizada por olhar de frente a região examinada, é considerada o padrão do procedimento; a segunda é mais indicada para pesquisar pequenos movimentos da superfície do corpo como expansão da caixa torácica durante a respiração.



Tato

O tato é utilizado na técnica de palpação que permite identificar modificações quanto à textura, espessura, consistência, sensibilidade, volume e dureza de algum órgão do paciente. 


A palpação pode ser superficial (com profundidade de 01 cm) ou profunda (com profundidade de 04 cm). 

É importante ressaltar que a inspeção e a palpação andam juntas, uma complementa a outra. 

Na palpação, pode ser usada tanto as duas mãos quanto apenas o dedo polegar e indicador, isso ocorre de acordo com o exame.


Audição

O enfermeiro utiliza sua audição tanto no contato normal com paciente como aquele que há em uma entrevista, quanto em situações mais especificas como em um exame clínico de ausculta. 

A ausculta é um procedimento clínico avaliativo que busca obter ruídos considerados normais ou patológicos.

Por exemplo, em vasos sanguíneos o ruído anormal que pode se escutar são sopros; nos pulmões podem se auscultar anormalidades como roncos, sibilos, e estertores finos e grossos. 

É importante mencionar a percussão, uma técnica que utiliza tanto o tato quanto a audição, baseia-se nas vibrações originadas de pequenos golpes realizados em determinada superfície do organismo.


Paladar

O paladar é o sentido menos utilizado pelo enfermeiro, talvez o mesmo até consiga trabalhar sem esse sentido. Contudo, quando necessário, esse sentido é utilizado no momento de saborear uma refeição que é dada a um paciente, por exemplo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a