Pular para o conteúdo principal

Gastrostomia Endoscópica Percutânea (PEG)


1. O que é Gastrostomia | Vídeo (0:00 à 0:14)
O seu médico pode realizar um procedimento chamado Gastrostomia Endoscópica Percutânea (PEG - em inglês, Percutaneous Endoscopic Gastrostomy) para inserir um tubo de alimentação em seu estômago caso você seja incapaz, por um longo período de tempo, de levar comida para seu estômago por via oral.

2. Como ocorre a digestão fisiológica | Vídeo (0:16 à 0:35)
A digestão de alimentos começa na boca, quando você engole a comida, o alimento é empurrado em direção ao seu esôfago que é um tubo muscular responsável por transportar alimentos para o estômago, onde é digerido. Do estômago, a comida viaja para o seu intestino delgado onde a digestão continua e os nutrientes são absorvidos na corrente sanguínea.

3. Motivos para realizar uma PEG | Vídeo (0:38 à 1:02)
O seu médico pode realizar uma Gastrostomia Endoscópica Percutânea se você não consegue comer, digerir ou absorver alimentos. Isso pode ocorrer em casos de cirurgia oral, câncer de esôfago, grandes cirurgias, traumas, anorexia, inflamação do pâncreas, terapia de radiação ou doença do intestino inflamatório (doença que afeta o intestino delgado).

4. Antes do procedimento | Vídeo (1:05 à 1:19)
Antes do procedimento, você receberá sedativo através de via Intravenosa (IV) para ajudá-lo a relaxar. Um anestésico será administrado em seu abdome, onde o PEG deve ser colocado.

5. Procedimento (Método 01)
a) Colocação do Endoscópio | Vídeo (1:19 à 1:39)
O método mais comumente usado para PEG é o Método de Puxar. Durante esse método do procedimento, seu médico irá inserir um endoscópio iluminado através de sua boca e enfiá-lo até seu esôfago e estômago. Uma câmera que está anexada ao endoscópio produz imagens do interior do seu estômago, que serão exibidas em um monitor de vídeo.

b) Inserção de Agulha no abdome | Vídeo (1:40 à 1:57)
Após isso, o seu médico irá inserir uma agulha no abdome através de sua pele até chegar em seu estômago, local onde o tubo PEG deve ser colocado. Ao fazer isso, ele ou ela usará o endoscópio para localizar o final da agulha dentro do seu estômago e cercá-lo com um fio.

c) Retirada de fio pela boca | Vídeo (1:58 à 2:17)
Em seguida, seu médico passará um fio fino através dessa agulha em seu estômago, anexará o endoscópio ao fio, e puxará endoscópio e fio para fora do corpo, através da boca. Neste momento há um fino fio entrando no seu abdome e no seu estômago e continuando para cima e para fora da sua boca.

d) Colocação de tubo PEG | Vídeo (2:19 à 2:57)
O seu médico irá anexar o tubo PEG no fio fora da sua boca, puxando suavemente no outro extremo do fio. Ele ou ela vai puxar o tubo de volta através de sua boca e esôfago, até seu estômago. Seu médico continuará puxando até a ponta do tubo sair da incisão em seu e abdome. Um amortecedor redondo, macio, ligado na parte do tubo assegura a permanência do tubo dentro do estômago. A parte externa do tubo será ocluída. Gaze será colocada ao redor da incisão local.

6. Procedimento (Método 02) | Vídeo (2:58 à 3:16)
Existe ainda o Método de Envio Alternativo. Seu médico vai começar da mesma forma, usando um endoscópio para guiar um fio através de sua parede abdominal até o seu estômago. Mas, em vez de puxar o tubo PEG pela boca, ele ou ela vai empurrá-lo diretamente em seu estômago através do fio .

7. Após o procedimento | Vídeo (3:19 à 3:38)
Após o seu procedimento, você continuará a receber fluidos através de IV por um ou dois dias, uma vez que haja evidência de que seu trato digestivo está funcionando você receberá líquidos claros através do tubo PEG. Se estiver claro líquidos são tolerados você receberá um Fórmula de alimentação de tubo através do tubo PEG.


1. O que é Gastrostomia | Vídeo (0:00 à 0:14)
2. Como ocorre a digestão fisiológica | Vídeo (0:16 à 0:35)
3. Motivos para realizar uma PEG | Vídeo (0:38 à 1:02)
4. Antes do procedimento | Vídeo (1:05 à 1:19)
5. Procedimento (Método 01)
     a) Colocação do Endoscópio | Vídeo (1:19 à 1:39)
     b) Inserção de Agulha no abdome | Vídeo (1:40 à 1:57)
     c) Retirada de fio pela boca | Vídeo (1:58 à 2:17)
     d) Colocação de tubo PEG | Vídeo (2:19 à 2:57)
6. Procedimento (Método 02) | Vídeo (2:58 à 3:16)
7. Após o procedimento | Vídeo (3:19 à 3:38)


Autor: Redação do Blog. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso ...

Unidade Básica de Saúde: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

O que faz um auxiliar de enfermagem? Na Unidade Básica de Saúde (UBS) existe técnico de enfermagem? Sua função é restrita a procedimentos assistenciais? Auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem são profissões diferentes?  Essas são dúvidas frequentes a respeito dos auxiliares e técnicos de enfermagem, bem como as funções exercidas pelos mesmos em uma UBS.  Contudo, esse artigo vem trazendo alguns esclarecimentos sobre quem são e quais as competências básicas dos auxiliares e técnicos de enfermagem na UBS, por isso, continue lendo. Antes de tudo, é necessário saber a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem: TÉCNICO DE ENFERMAGEM  - Para ingressar no curso de técnico, o candidato precisa ter Ensino Médio completo. A formação dura de 1 ano e 8 meses a 2 anos e o profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de ...

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanh...