Pular para o conteúdo principal

Picada de Carrapato: 03 Informações que você deve possuir

Os carrapatos são ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Assim, o que fazer ao ser picado por um carrapato? Quais as medidas de primeiros socorros a serem tomadas? O que não fazer?


Já aconteceu com você a situação de estar na casa de um membro da sua família que tem um cachorro de estimação, e, quando você menos espera, o cachorro pula em você e começa a pedir para brincar com você ou para você fazê-lo carinho? É difícil dizer não a um pedido desses, não é verdade? 

Contudo, quando o cachorro não é bem cuidado, esse pedido pode desencadear em você o aparecimento de coceira, inchaço, vermelhidão e um pontinho preto no local onde se encontram tais sinais e sintomas, e esses são indicativos de que você foi picado por um carrapato.

O carrapato, carraça ou chato é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. Sua picada, na maioria da vezes, não causa dor, pois ela tem como objetivo sugar o sangue do hospedeiro. No entanto, você pode começar a se perguntar: O que devo fazer? O que não posso fazer? Isso pode me causar alguma doença? Não se preocupe, para cada uma dessas perguntas há uma resposta, por isso, siga em frente com a leitura.



1. O que devo fazer?

Existe uma técnica de primeiros socorros específica para lhe dar com esse problema, a qual é:

Remover o carrapato: Segure o carrapato o mais próximo possível da pele e, com a ajuda de uma ferramenta específica para isso ou uma pinça, gire e tire o carrapato lentamente e com cuidado para que o ferrão possa sair inteiro. Além disso, não esprema o corpo do carrapato com muita força, para evitar a contaminação por algum fluido infeccioso na pele.

Desinfectar: Desinfecte com álcool ou antisséptico a pele.

Monitorar: Se perceber alguma erupção cutânea, manchas, febre ou sintomas de gripe, ligue para o SAMU (192) ou procure o seu médico! Abaixo segue um vídeo demonstrando a técnica: 



2. O que não posso fazer?

Não é recomendável jogar sobre o carrapato gasolina, álcool ou qualquer outro líquido, nem tentar queimá-lo com um fósforo. Isso porque esses materiais não retiram completamente o ferrão do carrapato que está no local da ferida, e isso faz com que o local continue irritado e coçando muito. Além disso, não é recomendável coçar, pois as unhas podem piorar o estado da infecção e empurrar o ferrão ainda mais para o interior da pele, o ideal é colocar uma compressa gelada caso a coceira esteja insuportável.





3. Pode me causar alguma doença?

Sim, pois o carrapato pode estar infectado. Os carrapatos são ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Geralmente, tais doenças são: Febre maculosa (transmitida pelo carrapato estrela, infectado por Rickettsia rickettsii), Babesiose canina (ou doença de Lyme, transmitida pelo carrapato da especie Rhipicephalus sanguineus) ou Erliquiose canina (seu principal transmissor é o carrapato Rhipicephalus sanguineos).

Além disso, se você for alérgico (a) a carrapatos, podem surgir sinais e sintomas bastante intensos como inchaço no local, náusea, vômito, tontura, transpiração, rigidez dos músculos, dificuldade na respiração, aparecimento de manchas avermelhadas na pele (máculas), coceira no local e convulsões. Logo, se você não se sente bem devido a uma picada de carrapato, procure seu médico.

Observação: em caso de picadas ou mordidas de animais, sempre que possível levar o causador para identificação e facilitação do tratamento.





Fonte:
1. NAHASS, Jamil. Dicas de primeiros socorros: picadas e mordidas. Pampula Iate Clube, 25 de Janeiro de 2018. 
2. Portal Educação. Picadas e mordidas - Primeiros socorros em acampamentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso ...

Unidade Básica de Saúde: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

O que faz um auxiliar de enfermagem? Na Unidade Básica de Saúde (UBS) existe técnico de enfermagem? Sua função é restrita a procedimentos assistenciais? Auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem são profissões diferentes?  Essas são dúvidas frequentes a respeito dos auxiliares e técnicos de enfermagem, bem como as funções exercidas pelos mesmos em uma UBS.  Contudo, esse artigo vem trazendo alguns esclarecimentos sobre quem são e quais as competências básicas dos auxiliares e técnicos de enfermagem na UBS, por isso, continue lendo. Antes de tudo, é necessário saber a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem: TÉCNICO DE ENFERMAGEM  - Para ingressar no curso de técnico, o candidato precisa ter Ensino Médio completo. A formação dura de 1 ano e 8 meses a 2 anos e o profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de ...

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanh...