Pular para o conteúdo principal

Primeiros Socorros: Queimaduras de Água Viva

A ocorrência dos casos de queimaduras de água viva no Brasil tem aumentado. Logo, a aquisição de conhecimentos de primeiros socorros sobre o assunto é essenciais para os que vão curtir a praia nessas férias.


Para aqueles que preferem as praias do mar ao invés das montanhas, um ALERTA! É muito comum, principalmente em férias (geralmente no litoral brasileiro), o aparecimento de pessoas que relatam terem sido queimadas por água vivas. Concomitantemente, muitos indivíduos não sabem como agir em uma situação dessas.

Para aqueles que preferem as praias do mar ao invés das montanhas, um ALERTA! É muito comum, principalmente em férias (geralmente no litoral brasileiro), o aparecimento de pessoas que relatam terem sido queimadas por água vivas. Concomitantemente, muitos indivíduos não sabem como agir em uma situação dessas.

Logo, alguns questionamentos surgem, os quais podem ser: Existe risco de transmissão do veneno que está no local da queimadura? Pode-se colocar urina ou álcool nas queimaduras? É melhor lavar com água doce ou salgada? Se houver inchaço, febre ou dor, o que faço? Devo ligar para os serviços de emergência ou não? Assim, esse artigo vem com o objetivo de sanar todas essas dúvidas. Confira!



1. O que a Queimadura de Água Viva pode causar?

As Queimaduras de Água Viva podem causar sintomas variados e bastante desagradáveis como dor forte, vermelhidão, inchaço e sensação de queimação no local devido a ação do veneno liberado pelos tentáculos das águas vivas, o qual varia de acordo com cada espécie sendo as vespas-do-mar as detentoras de um dos venenos mais perigosos do planeta, são comuns na Austrália, mas raríssimas no Brasil.

Dependendo da gravidade da dor, se ela for muito intensa, deve-se buscar os serviços de emergência. Geralmente, a dor se torna mais intensa quando ela é consequência de reações alérgicas pelo corpo, quando a espécie é muito venenosa, quando a pessoa é muito magra visto que a concentração de veneno aumenta no organismo, número e tamanho dos tentáculos etc. 

Contudo, a maior parte das pessoas com casos de queimaduras não precisam ir ao hospital, caso recebam o tratamento correto referente a queimadura, já que, na grande maioria das vezes, as ocorrências no Brasil são de envenenamentos leves. Em envenenamentos mais graves, os sintomas que podem surgir são: dificuldade respiratória, arritmia cardíaca, paralisia, delírio, confusão etc.



2. Qual a Técnica de Primeiros Socorros à Queimaduras de Água Viva?

Antes do atendimento:
a. Ajude a vítima, fora da água, para evitar risco afogamento, tomando cuidado para que você mesmo não seja queimado ao tocar no local.
b. Ligue imediatamente para os serviços de emergência se você estiver em áreas onde águas-vivas altamente venenosas são comuns.

Durante o atendimento:
a. Não coce: Peça para que a vítima não coce ou esfregue para evitar que a sensação de irritação se agrave.
b. Retire as células: Enxague o machucado com vinagre (por 30 segundos), soro fisiológico ou água do mar para reduzir os sintomas, neutralizando o veneno. Se você não tiver vinagre disponível, cubra o machucado da queimadura com areia molhada. Deixe secar e, com a ajuda de um cartão, revista, palito de picolé ou pinça, gentilmente esfregue as células causadoras de queimadura ou os tentáculos. Vale lembrar que não se deve colocar água doce visto que ela estimula os tentáculos a liberarem mais veneno, diferentemente da água do mar. Em nenhum caso se deve aplicar urina, pasta de dente, álcool, Coca-Cola etc, pois alguns materiais podem agravar a situação, estimulando a liberação de veneno.
c. Alivie a dor: Uma vez que as células causadoras de queimaduras tenham sido removidas, coloque água quente na parte afetada até que a dor diminua (geralmente 20 minutos). Se você não tiver água quente disponível, use uma compressa quente. Curativos de pressão não são recomendados já que eles poderiam liberar o veneno novamente.

Segue um vídeo exemplificando a técnica

Após o atendimento:
a. Após o dia do acidente, é importante aplicar compressas geladas na região para prosseguir no alívio da dor e da inflamação;
b. Caso venham surgir feridas, deve-se lavar o local com sabão de pH neutro;
c. Se as feridas demorarem para cicatrizar, o clínico geral ou o dermatologista deve ser procurado.
d. Exposições ao sol após o ocorrido podem deixar a pele manchada.



Fonte:
1. VIANA, Aleksana. Primeiros socorros para queimadura de água viva. Disponível em: . Acesso em: 31 de Dezembro, 2018.
2. Vidal Haddad Junior, David Szpilman, Marcelo Szpilman. Lesões por águas-vivas – Recomendação Sobrasa. Publicado em www.sobrasa.org, Fevereiro 2017. Disponível em: <http://www.sobrasa.org/new_sobrasa/arquivos/recomendacoes/LESOES%20POR%20AGUAS-VIVAS_Recomendacao_SOBRASA.pdf>. AAcesso em: 01 de Janeiro, 2019.
3. Como tratar queimadura de água-viva? Disponível em: . Acesso em: 31 de Dezembro, 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a