Pular para o conteúdo principal

As Funções Psíquicas na prática da Enfermagem


Emoções, sentimentos, paixões, humor, memória, linguagem, raciocínio e motricidade são funções psíquicas. 


Você sabe quais são as funções psíquicas? Primeiro, você o que são funções psíquicas? Funções psíquicas são quaisquer processos ou atividades cognitivas como pensar, agir ou raciocinar. As funções psíquicas não são separadas em nossa mente, mas simultaneamente.

Por isso que, em uma psicopatologia, a pessoa não apresenta um único sinal ou sintoma, mas um conjunto de sinais e sintomas (chamado de síndrome).

Afetividade 

Esse termo engloba diversas vivências afetivas, como emoções, sentimentos, paixões e humor. Alguns dizem que é a afetividade que dá cor, brilho e calor à vida, e, sem afetividade, a vida não teria sabor e se tornaria vazia. Vamos discorrer mais especificamente sobre cada das vivências afetivas:
    • Emoções: Consistem em padrões de reações complexas, envolvendo elementos experimentais, comportamentais e fisiológicos, pelo qual um indivíduo tenta lidar com um assunto ou evento pessoalmente significativo. A qualidade específica da emoção (medo. Vergonha) é determinada pelo significado específico do evento.
    • Sentimentos: São processos exclusivamente mentais, diferente das emoções que envolve relação com o mundo. Podem ser classificadas em agradáveis ou desagradáveis. 
    • Paixões: É classificada como um sentimento, mas um sentimento forte, intenso ou irresistível. É diferente da emoção na medida que afeta uma pessoa com relutância. Existe um desejo sexual.
    • Humor: É a capacidade de perceber ou expressar uma visão divertida de alguma situação. Geralmente possui curta duração e baixa intensidade. As vezes pode ocorre sem nem a pessoa saber o motivo de sua alteração de humor. 

Memória

É a capacidade de guardar informações com base nos processos mentais de aprendizagem ou codificação. A mesma é dividida em memórias de sensorial, de curto prazo e de longo prazo, sendo a última classificada em explícita e implícita. As informações podem ser guardadas, recuperadas ou reativadas na memória. Assim, a memória é dividida em três fases:
    • Fixação: Que é a aquisição de novas informações e depende do nível de consciência, atenção, sensopercepção e da capacidade de apreensão. Existem informações que são mais facilmente fixadas como aquelas que tem conotação emocional, despertam nosso interesse, envolvem mais de um canal sensorial etc. 
    • Conservação: Que é a manutenção de novas informações. Contudo, através do tempo as memórias são desintegradas. O processo de desintegração ocorre das mais simples às mais complexas, das menos organizadas às mais organizadas. 
    • Evocação: Retorno de informações armazenadas para a consciência. Eventos que nos causam angústias são mais difíceis de serem evocados. A informação evocada nunca será como a informação fixada.

Linguagem

É um conjunto de sinais gráficos ou fonéticos criativamente usados para expressar ou comunicar pensamentos ou sentimentos. Ou seja, funciona como um intermediador entre o ideal e o real, somente o ser humano possui essa ferramenta.

Raciocínio

É uma operação mental que associa juízos, formando novos juízos (conclusões). O raciocínio são pensamentos que podem ser indutivos (do particular para o geral) ou dedutivos (do geral para o particular). O pensamento possui 03 aspecto que são: curso, forma e conteúdo.

Motricidade

Refere-se a qualidade do que gera movimento. As ações psicomotoras possuem um conteúdo psicológico, pois são formas de expressão do psiquismo. São voluntárias quanto a motivação e a finalidade.



Fonte: 
1. CHENIAUX JUNIOR, Elie. Manual de Psicopatologia – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
2. DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos Transtornos Mentais – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a