Você sabe o que são objetividade e subjetividade? Esses dois termos representam as duas dimensões que compõem o pensamento humano. Enquanto a subjetividade está relacionada aos desejos e fantasias, a objetividade se refere à realidade e ao conhecimento.
Subjetividade
Quando se fala em algo subjetivo, fala-se de algo que é individual, pessoal, particular, único, como uma opinião, por exemplo. Contudo, a subjetividade não é algo genético, pois ela é formada a partir das relações que o ser humano vivenciou, o que o proporciona novos valores e uma visão de mundo.Por isso, o enfermeiro deve prestar sua assistência de forma diferenciada a cada pessoa. Cada cliente possui uma história singular.
Objetividade
Dados e informações técnicas que apresentam uma situação real são exemplos de algo objetivo. Ou seja, não cabe a objetividade qualquer tipo de julgamento, sentimento ou opinião. É como diz o famoso ditado: "Contra fatos não há argumentos".A objetividade se faz presente em várias situações do profissional de enfermagem, tais como dados coletados de exames físico e laboratorial.
Logo, subjetividade reflete a emoção vivida pelo ser humano. Já a objetividade é o reflexo da razão na vida diária. Assim, essas duas faces precisam estar em equilíbrio para que o ser humano possa viver social, econômica e culturalmente saudável.
Na prática da Enfermagem
A subjetividade e a objetividade oportuniza ao profissional de enfermagem a experiência compartilhada de vida que lhe exige aliar a percepção do cuidar aos postulados da Ciência.Ao estabelecer e manter o equilíbrio entre subjetividade e objetividade, o exercício do cuidar torna-se autêntico e alicerçado pela respeito entre as partes.
Em paralelo, ocorre o fortalecimento das relações de confiança e saber ético que favorece o processo de recuperação do paciente.
Fonte:
PAIM, Sara. Subjetividade e Objetividade – Relação entre desejo e conhecimento. 3ª Edição - Petropólis, RJ – Editora Vozes, 2011.
Comentários
Postar um comentário
Caso você tenha alguma dúvida ou encontrou algum erro, deixe seu comentário aqui.