Pular para o conteúdo principal

Objetividade e Subjetividade na Enfermagem

Você sabe o que são objetividade e subjetividade? Esses dois termos representam as duas dimensões que compõem o pensamento humano. Enquanto a subjetividade está relacionada aos desejos e fantasias, a objetividade se refere à realidade e ao conhecimento.



Subjetividade

Quando se fala em algo subjetivo, fala-se de algo que é individual, pessoal, particular, único, como uma opinião, por exemplo. Contudo, a subjetividade não é algo genético, pois ela é formada a partir das relações que o ser humano vivenciou, o que o proporciona novos valores e uma visão de mundo. 

Por isso, o enfermeiro deve prestar sua assistência de forma diferenciada a cada pessoa. Cada cliente possui uma história singular.  


Objetividade

Dados e informações técnicas que apresentam uma situação real são exemplos de algo objetivo. Ou seja, não cabe a objetividade qualquer tipo de julgamento, sentimento ou opinião. É como diz o famoso ditado: "Contra fatos não há argumentos".

A objetividade se faz presente em várias situações do profissional de enfermagem, tais como dados coletados de exames físico e laboratorial.

Logo, subjetividade reflete a emoção vivida pelo ser humano. Já a objetividade é o reflexo da razão na vida diária. Assim, essas duas faces precisam estar em equilíbrio para que o ser humano possa viver social, econômica e culturalmente saudável. 


Na prática da Enfermagem

A subjetividade e a objetividade oportuniza ao profissional de enfermagem a experiência compartilhada de vida que lhe exige aliar a percepção do cuidar aos postulados da Ciência.

Ao estabelecer e manter o equilíbrio entre subjetividade e objetividade, o exercício do cuidar torna-se autêntico e alicerçado pela respeito entre as partes.

Em paralelo, ocorre o fortalecimento das relações de confiança e saber ético que favorece o processo de recuperação do paciente.

Fonte: 
PAIM, Sara.  Subjetividade e Objetividade – Relação entre desejo e conhecimento. 3ª Edição - Petropólis, RJ – Editora Vozes, 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a