Pular para o conteúdo principal

Objetividade e Subjetividade na Enfermagem

Você sabe o que são objetividade e subjetividade? Esses dois termos representam as duas dimensões que compõem o pensamento humano. Enquanto a subjetividade está relacionada aos desejos e fantasias, a objetividade se refere à realidade e ao conhecimento.



Subjetividade

Quando se fala em algo subjetivo, fala-se de algo que é individual, pessoal, particular, único, como uma opinião, por exemplo. Contudo, a subjetividade não é algo genético, pois ela é formada a partir das relações que o ser humano vivenciou, o que o proporciona novos valores e uma visão de mundo. 

Por isso, o enfermeiro deve prestar sua assistência de forma diferenciada a cada pessoa. Cada cliente possui uma história singular.  


Objetividade

Dados e informações técnicas que apresentam uma situação real são exemplos de algo objetivo. Ou seja, não cabe a objetividade qualquer tipo de julgamento, sentimento ou opinião. É como diz o famoso ditado: "Contra fatos não há argumentos".

A objetividade se faz presente em várias situações do profissional de enfermagem, tais como dados coletados de exames físico e laboratorial.

Logo, subjetividade reflete a emoção vivida pelo ser humano. Já a objetividade é o reflexo da razão na vida diária. Assim, essas duas faces precisam estar em equilíbrio para que o ser humano possa viver social, econômica e culturalmente saudável. 


Na prática da Enfermagem

A subjetividade e a objetividade oportuniza ao profissional de enfermagem a experiência compartilhada de vida que lhe exige aliar a percepção do cuidar aos postulados da Ciência.

Ao estabelecer e manter o equilíbrio entre subjetividade e objetividade, o exercício do cuidar torna-se autêntico e alicerçado pela respeito entre as partes.

Em paralelo, ocorre o fortalecimento das relações de confiança e saber ético que favorece o processo de recuperação do paciente.

Fonte: 
PAIM, Sara.  Subjetividade e Objetividade – Relação entre desejo e conhecimento. 3ª Edição - Petropólis, RJ – Editora Vozes, 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso ...

Unidade Básica de Saúde: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

O que faz um auxiliar de enfermagem? Na Unidade Básica de Saúde (UBS) existe técnico de enfermagem? Sua função é restrita a procedimentos assistenciais? Auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem são profissões diferentes?  Essas são dúvidas frequentes a respeito dos auxiliares e técnicos de enfermagem, bem como as funções exercidas pelos mesmos em uma UBS.  Contudo, esse artigo vem trazendo alguns esclarecimentos sobre quem são e quais as competências básicas dos auxiliares e técnicos de enfermagem na UBS, por isso, continue lendo. Antes de tudo, é necessário saber a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem: TÉCNICO DE ENFERMAGEM  - Para ingressar no curso de técnico, o candidato precisa ter Ensino Médio completo. A formação dura de 1 ano e 8 meses a 2 anos e o profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de ...

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanh...