Pular para o conteúdo principal

05 Etapas do Curativo em Ferida Operatória (FO)

Com o objetivo de prevenir infecções no local, o curativo em feridas operatórias é um procedimento realizado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Com o objetivo de prevenir infecções no local, o curativo em feridas operatórias é um procedimento realizado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O cuidado com as feridas pós operatórias é crucial para prevenção de infecções de sítios cirúrgicos. O primeiro curativo pós operatório deve permanecer por 48 horas, caso não haja contraindicações. A partir do terceiro dia o curativo deve ser realizado diariamente.

1.Preparação individual

Na primeira etapa, o profissional de enfermagem deve se preparar individualmente para fazer o procedimento, e isso é realizado ao higienizar as mãos e reunir o material na bandeja que será utilizado. Após reunir o material, deve-se levar ao quarto do paciente e iniciar a segunda etapa.

2. Preparação do paciente

Nesse momento, o profissional explicará o procedimento ao cliente de forma clara e objetiva. Em seguida, promoverá a privacidade do paciente colocando biombo ou fechando a porta do quarto. Conseguindo isso, posicionará o paciente adequadamente, conforme o local da ferida operatória. 
Em casos de feridas abertas, é preciso que ocorra novamente a higienização das mãos.

3. Preparação do ambiente de ação

Nesse momento, será aberto o pacote de curativo e colocado na mesa auxiliar ou carro de curativo. Em seguida, as gazes estéreis que serão colocadas no campo do curativo. 
Já em feridas abertas, abre-se o seringa, agulha, entre outros materiais necessários.
Feito isso, será retirado o curativo anterior com uma pinça do tipo dente-de-rato ou luva de procedimento. Após isso, deve ser descartado no saco lixo. 


4. Realização do limpeza

Essa é hora em que ocorrerá, primeiramente, a limpeza ao redor da ferida cirúrgica com solução fisiológica e com pinça Kelly (ou luva estéril caso seja ferida aberta). Após a limpeza ao redor, a ferida deve ser limpada internamente com gaze estéril embebida em solução fisiológica. 
Em feridas abertas, põe-se coberturas como: Alginato de cálcio, carvão ativado, papaína etc, conforme prescrição.
Terminada a limpeza, é necessário secar a ferida e ocluir com gazes estéreis. E, por fim, fixar o adesivo hipoalergênico. Ademais, coloque o paciente em uma posição confortável.


5. Finalização do procedimento

Para fechar com chave de ouro, retire o material utilizado com o campo e leve-o para o expurgo. Lave a bandeja com a água e sabão, seque com papel toalha e passe álcool 70%. Higienize as mãos.
Para comprovar que o procedimento foi realizado, cheque na prescrição de enfermagem e anote o procedimento realizado, registrando o aspecto da ferida, na folha de anotações de enfermagem do prontuário do paciente.


Fonte:
1. CARMAGNANI, Maria Isabel Sampaio. Procedimentos de Enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 
2. ProProfs. Surgical Wound Care


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a