Com o objetivo de prevenir infecções no local, o curativo em feridas operatórias é um procedimento realizado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
O cuidado com as feridas pós operatórias é crucial para prevenção de infecções de sítios cirúrgicos. O primeiro curativo pós operatório deve permanecer por 48 horas, caso não haja contraindicações. A partir do terceiro dia o curativo deve ser realizado diariamente.
1.Preparação individual
Na primeira etapa, o profissional de enfermagem deve se preparar individualmente para fazer o procedimento, e isso é realizado ao higienizar as mãos e reunir o material na bandeja que será utilizado. Após reunir o material, deve-se levar ao quarto do paciente e iniciar a segunda etapa.2. Preparação do paciente
Nesse momento, o profissional explicará o procedimento ao cliente de forma clara e objetiva. Em seguida, promoverá a privacidade do paciente colocando biombo ou fechando a porta do quarto. Conseguindo isso, posicionará o paciente adequadamente, conforme o local da ferida operatória.Em casos de feridas abertas, é preciso que ocorra novamente a higienização das mãos.
3. Preparação do ambiente de ação
Nesse momento, será aberto o pacote de curativo e colocado na mesa auxiliar ou carro de curativo. Em seguida, as gazes estéreis que serão colocadas no campo do curativo.Já em feridas abertas, abre-se o seringa, agulha, entre outros materiais necessários.
Feito isso, será retirado o curativo anterior com uma pinça do tipo dente-de-rato ou luva de procedimento. Após isso, deve ser descartado no saco lixo.
4. Realização do limpeza
Essa é hora em que ocorrerá, primeiramente, a limpeza ao redor da ferida cirúrgica com solução fisiológica e com pinça Kelly (ou luva estéril caso seja ferida aberta). Após a limpeza ao redor, a ferida deve ser limpada internamente com gaze estéril embebida em solução fisiológica.Em feridas abertas, põe-se coberturas como: Alginato de cálcio, carvão ativado, papaína etc, conforme prescrição.
Terminada a limpeza, é necessário secar a ferida e ocluir com gazes estéreis. E, por fim, fixar o adesivo hipoalergênico. Ademais, coloque o paciente em uma posição confortável.
5. Finalização do procedimento
Para fechar com chave de ouro, retire o material utilizado com o campo e leve-o para o expurgo. Lave a bandeja com a água e sabão, seque com papel toalha e passe álcool 70%. Higienize as mãos.Para comprovar que o procedimento foi realizado, cheque na prescrição de enfermagem e anote o procedimento realizado, registrando o aspecto da ferida, na folha de anotações de enfermagem do prontuário do paciente.
Fonte:
1. CARMAGNANI, Maria Isabel Sampaio. Procedimentos de Enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
2. ProProfs. Surgical Wound Care
Comentários
Postar um comentário
Caso você tenha alguma dúvida ou encontrou algum erro, deixe seu comentário aqui.