Pular para o conteúdo principal

05 Etapas do Curativo em Ferida Operatória (FO)

Com o objetivo de prevenir infecções no local, o curativo em feridas operatórias é um procedimento realizado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Com o objetivo de prevenir infecções no local, o curativo em feridas operatórias é um procedimento realizado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O cuidado com as feridas pós operatórias é crucial para prevenção de infecções de sítios cirúrgicos. O primeiro curativo pós operatório deve permanecer por 48 horas, caso não haja contraindicações. A partir do terceiro dia o curativo deve ser realizado diariamente.

1.Preparação individual

Na primeira etapa, o profissional de enfermagem deve se preparar individualmente para fazer o procedimento, e isso é realizado ao higienizar as mãos e reunir o material na bandeja que será utilizado. Após reunir o material, deve-se levar ao quarto do paciente e iniciar a segunda etapa.

2. Preparação do paciente

Nesse momento, o profissional explicará o procedimento ao cliente de forma clara e objetiva. Em seguida, promoverá a privacidade do paciente colocando biombo ou fechando a porta do quarto. Conseguindo isso, posicionará o paciente adequadamente, conforme o local da ferida operatória. 
Em casos de feridas abertas, é preciso que ocorra novamente a higienização das mãos.

3. Preparação do ambiente de ação

Nesse momento, será aberto o pacote de curativo e colocado na mesa auxiliar ou carro de curativo. Em seguida, as gazes estéreis que serão colocadas no campo do curativo. 
Já em feridas abertas, abre-se o seringa, agulha, entre outros materiais necessários.
Feito isso, será retirado o curativo anterior com uma pinça do tipo dente-de-rato ou luva de procedimento. Após isso, deve ser descartado no saco lixo. 


4. Realização do limpeza

Essa é hora em que ocorrerá, primeiramente, a limpeza ao redor da ferida cirúrgica com solução fisiológica e com pinça Kelly (ou luva estéril caso seja ferida aberta). Após a limpeza ao redor, a ferida deve ser limpada internamente com gaze estéril embebida em solução fisiológica. 
Em feridas abertas, põe-se coberturas como: Alginato de cálcio, carvão ativado, papaína etc, conforme prescrição.
Terminada a limpeza, é necessário secar a ferida e ocluir com gazes estéreis. E, por fim, fixar o adesivo hipoalergênico. Ademais, coloque o paciente em uma posição confortável.


5. Finalização do procedimento

Para fechar com chave de ouro, retire o material utilizado com o campo e leve-o para o expurgo. Lave a bandeja com a água e sabão, seque com papel toalha e passe álcool 70%. Higienize as mãos.
Para comprovar que o procedimento foi realizado, cheque na prescrição de enfermagem e anote o procedimento realizado, registrando o aspecto da ferida, na folha de anotações de enfermagem do prontuário do paciente.


Fonte:
1. CARMAGNANI, Maria Isabel Sampaio. Procedimentos de Enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 
2. ProProfs. Surgical Wound Care


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso ...

Unidade Básica de Saúde: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

O que faz um auxiliar de enfermagem? Na Unidade Básica de Saúde (UBS) existe técnico de enfermagem? Sua função é restrita a procedimentos assistenciais? Auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem são profissões diferentes?  Essas são dúvidas frequentes a respeito dos auxiliares e técnicos de enfermagem, bem como as funções exercidas pelos mesmos em uma UBS.  Contudo, esse artigo vem trazendo alguns esclarecimentos sobre quem são e quais as competências básicas dos auxiliares e técnicos de enfermagem na UBS, por isso, continue lendo. Antes de tudo, é necessário saber a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem: TÉCNICO DE ENFERMAGEM  - Para ingressar no curso de técnico, o candidato precisa ter Ensino Médio completo. A formação dura de 1 ano e 8 meses a 2 anos e o profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de ...

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanh...