Pular para o conteúdo principal

Como analisar um Exame de Urina (Urinálise)?

Urinálise: uma importante amostra para diversos diagnósticos.

Urinálise: uma importante amostra para diversos diagnósticos

Um exame de urina é um teste que avalia a urina. Tal teste é usado para detectar e gerenciar alguns distúrbios, como infecções do trato urinário, doenças renais e diabetes. Além disso, o teste envolve a verificação da aparência, concentração e conteúdo da urina. Assim, resultados anormais da urina podem indicar uma doença.

Por exemplo:

  1. Uma infecção do trato urinário pode fazer com que a urina pareça turva em vez de clara. 
  2. Níveis aumentados de proteína na urina podem ser um sinal de doença renal. 
Resultados incomuns da Urinálise, geralmente, exigem mais testes para descobrir a origem do problema.


Por que é feito?

Um exame de urina é um teste comum que é feito por vários motivos:

  • Para verificar a saúde geral. A equipe de saúde pode recomendar um exame de urina como parte de um exame médico de rotina, um exame de gravidez, preparação pré-cirúrgica ou na admissão hospitalar para rastrear uma variedade de distúrbios, como diabetes, doença renal e doença hepática.
  • Para diagnosticar uma condição médica. O profissional de saúde pode sugerir um exame de urina se estiver sentindo dor abdominal, dor nas costas, micção freqüente ou dolorosa, sangue na urina ou outros problemas urinários. Um exame de urina pode ajudar a diagnosticar a causa desses sintomas.
  • Para monitorar uma condição médica. Se alguém foi diagnosticado com uma condição médica, como doença renal ou doença do trato urinário, o médico pode recomendar regularmente um exame de urina para monitorar a condição e o tratamento.

Outros testes, como testes de gravidez e triagens de drogas, também podem contar com uma amostra de urina, mas esses testes procuram substâncias que não estão incluídas em um exame de urina típico. 

Por exemplo, o teste de gravidez mede um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG). Exames de drogas detectam drogas específicas ou seus produtos metabólicos, dependendo da finalidade do teste.

Como o paciente se prepara?

Se a urina está sendo testada apenas para um exame de urina, o paciente pode comer e beber normalmente antes do teste. Contudo, se está tendo outros testes ao mesmo tempo, pode ser necessário jejuar por um determinado período de tempo antes do teste. No entanto, o médico dará instruções específicas.

Muitos medicamentos, incluindo medicamentos e suplementos sem receita médica, podem afetar os resultados de um exame de urina. Logo, antes de um exame de urina, é importante informar o médico sobre quaisquer medicamentos, vitaminas ou outros suplementos que esteja sendo tomando.


O que esperar da Urinálise?

Dependendo da situação, pode-se coletar uma amostra de urina em casa ou no consultório do médico. O médico fornecerá um recipiente para a amostra de urina. Além disso, pode ser solicitado ao paciente a coletar a amostra logo pela manhã, porque nesse momento a urina está mais concentrada, e os resultados anormais podem ser mais óbvios.

Para obter resultados mais precisos, a amostra pode precisar ser coletada no meio do processo, usando um método de captura simples. Esse método envolve as seguintes etapas:

  • Limpar a abertura urinária. As mulheres devem espalhar seus lábios e limpar da frente para trás. Os homens devem limpar a ponta do pênis.
  • Começar a urinar no banheiro.
  • Passar o contêiner de coleta em seu fluxo de urina.
  • Urinar pelo menos 30 a 59 mililitros no recipiente de coleta.
  • Terminar de urinar no banheiro.
  • Entregar a amostra conforme indicado pelo médico.
  • Se o paciente não puder entregar a amostra na área designada dentro de 60 minutos após a coleta, refrigerar a amostra, a menos que tenha sido instruído de outra forma pelo médico.

Em alguns casos, o médico pode inserir um tubo fino e flexível (cateter) através da abertura do trato urinário e dentro da bexiga para coletar a amostra de urina.

A amostra de urina é enviada para um laboratório para análise. O paciente pode retornar às suas atividades habituais imediatamente.


Resultados da Urinálise

Para um exame de urina, a amostra de urina é avaliada de três maneiras: exame visual, teste da vareta e exame microscópico.

Exame visual 

Um técnico de laboratório examina a aparência da urina. A urina é tipicamente clara. A nebulosidade ou um odor incomum pode indicar um problema, como uma infecção.

O sangue na urina pode fazer com que pareça vermelho ou marrom. A cor da urina pode ser influenciada pelo que o paciente acabou de comer. Por exemplo, beterraba ou ruibarbo pode adicionar um tom vermelho à urina.

Teste de vareta

Uma vareta (uma fina vareta de plástico com tiras de produtos químicos) é colocada na urina para detectar anormalidades. As tiras químicas mudam de cor se certas substâncias estiverem presentes ou se seus níveis estiverem acima do normal. Um teste de vareta mede:

  • Acidez (pH). O nível de pH indica a quantidade de ácido na urina. Níveis anormais de pH podem indicar um distúrbio renal ou do trato urinário.
  • Concentração. Uma medida de concentração, ou gravidade específica, mostra como as partículas concentradas estão na sua urina. Uma concentração maior que o normal geralmente é resultado de não beber líquidos suficientes.
  • Proteína. Baixos níveis de proteína na urina são normais. Pequenos aumentos de proteína na urina geralmente não são motivo de preocupação, mas quantidades maiores podem indicar um problema renal.
  • Açúcar. Normalmente, a quantidade de açúcar (glicose) na urina é muito baixa para ser detectada. Qualquer detecção de açúcar neste teste geralmente requer testes de acompanhamento para diabetes.
  • Cetonas. Tal como acontece com o açúcar, qualquer quantidade de cetonas detectada na urina pode ser um sinal de diabetes e requer testes de acompanhamento.
  • Bilirrubina. A bilirrubina é um produto da degradação dos glóbulos vermelhos. Normalmente, a bilirrubina é transportada no sangue e passa para o fígado, onde é removida e se torna parte da bile. A bilirrubina na sua urina pode indicar danos ao fígado ou doença.
  • Evidência de infecção. Se nitritos ou leucócitos esterase - um produto de glóbulos brancos - é detectado na urina, pode ser um sinal de uma infecção do trato urinário.
  • Sangue. O sangue na urina requer testes adicionais (pode ser um sinal de dano renal, infecção, cálculos renais ou na bexiga, câncer de rim ou de bexiga ou distúrbios sanguíneos).

Exame microscópico

Durante este exame, várias gotas de urina são vistas com um microscópio. Se qualquer um dos itens a seguir for observado em níveis acima da média, testes adicionais podem ser necessários:

  • Os glóbulos brancos (leucócitos) podem ser um sinal de infecção.
  • Os glóbulos vermelhos (eritrócitos) podem ser um sinal de doença renal, uma doença do sangue ou outra condição médica subjacente, como o cancro da bexiga.
  • Bactérias ou leveduras podem indicar uma infecção.
  • Moldes - proteínas em forma de tubo (podem se formar como resultado de distúrbios renais).
  • Cristais que se formam a partir de produtos químicos na urina podem ser um sinal de pedras nos rins.

Um exame de urina sozinho geralmente não fornece um diagnóstico definitivo. Dependendo do motivo pelo qual o médico recomendou este teste, os resultados anormais podem ou não exigir acompanhamento.

O médico pode avaliar os resultados da Urinálise junto com os de outros testes (ou solicitar exames adicionais) para determinar os próximos passos.

Por exemplo, se o paciente estiver saudável e não tiver sinais ou sintomas de doença, resultados ligeiramente acima do normal em um exame de urina podem não ser motivo de preocupação e o acompanhamento pode não ser necessário. 

No entanto, se o paciente foi diagnosticado com um rim ou doença do trato urinário, níveis elevados podem indicar a necessidade de alterar o plano de tratamento. Para detalhes sobre o significado dos seus resultados de análise de urina, fale com o seu médico.


QUIZ | Questões de Fisiologia Renal




Fonte:
Mayo Clinic. Urinalysis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a