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Da infância à velhice, veja o desenvolvimento humano nas visões de Freud, Piaget e Erikson

O desenvolvimento humano é um processo de transformação complexo, contínuo, dinâmico e progressivo. Fatores que interferem nesse processo são: a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio.


O desenvolvimento humano é um processo de transformação complexo, contínuo, dinâmico e progressivo. Fatores que interferem nesse processo são: a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio.

Vários cientistas discorreram sobre como acontece o desenvolvimento humano, dos quais os mais conhecidos são: Freud, Piaget e Erikson. Veja o que é e como se dá o desenvolvimento humano de acordo com visão de cada um deles.


Para Sigmund Freud | Teoria da Psicanálise

Freud diz que o desenvolvimento psíquico do ser humano é composto por 05 fases, que são:
  • Fase Oral (0 - 1 ano): Essa é a fase em que a criança explora o mundo por via oral (pela boca), região que lhe dá maior prazer.É por isso que o ato de amamentar é tão importante para estabelecer a relação prazerosa entre mãe e filho. A criança desenvolve sua estrutura psíquica prazerosa e agressiva (devido eclosão dos dentes) nessa fase.
  • Fase Anal (2 - 3 anos): É a fase que a criança desenvolve o controle dos esfíncteres. O interessante é que a criança pode oferecer as fezes tanto como um presente, quanto como algo agressivo. Além disso, nessa fase a criança começa a ter as primeiras noções de higiene.
  • Fase Fálica (4 - 5 anos): É a fase da fala, dos porquês. É nesse momento da vida que as crianças percebem as diferenças, visto que a atenção está voltada à região genital. Nesse momento da vida emerge o Superego da criança.
  • Fase de Latência (5 - 12 anos): Caracterizada por deslocar o desejo sexual para atividades socialmente aceitas, passando a gastar suas energias em atividades sociais e escolares.
  • Fase Genital (a partir dos 12 anos): Retoma os realoca os impulsos sexuais antes deslocados, com isso, buscar o amor fora dos meios familiares. É nesse período que se inicia a transição entre a fase infantil e a adulta, logo, ocorre a perda da identidade infantil. A necessidade de participar e integrar grupos com gostos similares se faz presente. 

Para Piaget | Teoria Cognitivo-desenvolvimental

Para esse autor, o desenvolvimento cognitivo e desenvolvimental ocorre por meio de quatro de estágios, que são: 
  • Estágio sensório-motor (0 - 18 meses): Por meio das suas limitadas sensoriais e motoras (olhar, escutar, sugar e agarrar), o bebê começa a tentar compreender o mundo que o cerca. Logo, essas ações são o ponto de partida ao desenvolvimento cognitivo.
  • Estágio Pré-Operacional ou Pré-Escolar (18 meses - 6 anos): A criança usa símbolos em por meio de seus comportamentos. O pensamento desse estágio era percebido como rígido, capturado pelas aparências, insensível e preso a própria visão. O egocentrismo é uma característica marcante.
  • Estágio das Operações Concretas (6 - 12 anos): Piaget chama de operações uma série de esquemas internos abstratos como: adição, subtração, multiplicação, divisão e seriação. Essas operações eram consideradas blocos de pensamentos lógicos, o que proporciona associações na mente infantil. A criança que passa bem por essa fase é capaz de ver e manipular algo que conhece como ideias e possibilidades.
  • Estágio das Operações Formais (a partir dos 12 anos): É a fase que ocorre concomitantemente à adolescência e possui três características essenciais, que são: 
    • Do Real ao Possível: Desenvolve a prudência, ou seja, imagina futura consequência de suas ações. Consegue realizar o planejamento a longo prazo. Logo, olha as possibilidades e não apenas a realidade.
    • Solução Sistemática de Problemas: Consegue buscar a resposta de um problema sistemático/metódico, as novas informações que adquirem os ajudam a fixar suas hipóteses da realidade.
    • Lógica: Ou seja, utiliza o raciocínio hipotético-dedutivo, modifica sua teoria e palpites iniciais. É a fase em que as correções são essenciais, caso algo lá atrás tenha sido internalizado de forma errada. Poucas pessoas usam essa forma abstrata de lógica e pensamento devido o cotidiano não requerer essas tarefas e não possuirmos tanta familiarização com isso.

Para Erikson | Teoria Psicossocial do desenvolvimento

Erikson diz que o desenvolvimento do ser humano refere-se a uma interação entre influência social e o organismo. Assim como a teoria de Piaget, é baseada no programa genético que guia a maturação do organismo.

Erikson embora aceitasse a Teoria Psicosexual proposta por Freud, acreditava que ao invés de cinco fases ou estágios de desenvolvimento, houvessem oito.

Para ele, O desenvolvimento saudável da personalidade depende da superação de cada crise/conflito psicossocial própria de cada fase, que são: 
  1. Período do bebê (0 - 18 meses): Nessa fase o conflito existente é entre Confiança Básica X Desconfiança. A criança desenvolve o senso de confiança quando os cuidadores transmitem: cuidados estável e consistente; afeição e confiança. A vivência negativa das experiências conduz o bebê ao senso de desconfiança. 
  2. Infância inicial (18 meses - 3 anos): Caracterizada pelo conflito entre Autonomia X Vergonha/Dúvida. Nesse período ocorre o desenvolvimento da necessidade  de autocontrole. Além do mais, a criança aprende: quais as expectativas que os cuidadores têm dela, quais são os seus privilégios e obrigações e quais as limitações que precisa aceitar. As experiências de sucesso conduzem à autonomia, as de fracasso resultam em sentimentos de vergonha e dúvida. O cuidador deverá exercer o controle, mas sempre estimulando a autonomia, de modo a reafirmar a capacidade da criança.
  3. Idade de Brincar (3 - 5 anos): Período do conflito entre Iniciativa X Culpa. As crianças necessitam afirmar o controle e o poder que exercem sobre o ambiente. Nessa fase, são mais ativas, ansiosas para aprender, combinando iniciativa e autonomia para alcançar objetivos, metas, desenvolvendo o senso de obrigação e desempenho. O brincar é crucial nesta fase, pois aprende através das fantasias e representações, o sentido presente dos fatos. O sucesso conduz ao senso de propósito e o fracasso desenvolve sentimento de culpa.
  4. Idade Escolar (5 - 13 anos): Surgimento do conflito entre Competência X Inferioridade. Aqui a criança aprende a lidar com novas exigências sociais e escolares, o interesse por brinquedos e brincadeiras vai sendo gradativamente direcionado para atividades produtivas como a educação formal, que lhe traz instrumentos para uma vida adulta satisfatória. Com isso, o sucesso nessas atividades desenvolve o senso de competência e as vivências de fracasso (real ou imaginado) proporcionam sentimentos de inferioridade.
  5. Adolescência (13 - 21 anos): Conflito entre Identidade X Confusão de Identidade. Nesse momento da vida, o indivíduo torna-se consciente das próprias características; identifica os próprios gostos e forma opiniões sobre pessoas, objetos e situações; desenvolve o senso de Identidade Pessoal; busca definir a si mesmo no presente e formular o que deseja para o futuro. O sucesso compreende a integração de talento e habilidade, identificação com pessoas semelhantes, acertos na tomada de decisões. Já o fracasso favorece a confusão de papéis e ao fraco sentido de identidade. Nesta fase, evidenciamos a capacidade de permanecer fiel a si mesmo.
  6. Idade Adulta Jovem (21 - 39 anos): Caracterizada pelo conflito entre Intimidade X Isolamento. Nesse período, as pessoas têm a necessidade de formar relacionamentos íntimos e amorosos com outras pessoas; apresentam disposição a unir sua identidade a outras pessoas por meio de relacionamentos de intimidade, parceria e associação; é capaz de estabelecer um modo de vida mutuamente compartilhado com um parceiro íntimo; de fazer concessões. O Sucesso nesse período e caracterizado por relacionamentos fortes e o fracasso, pelo isolamento e solidão.
  7. Idade Adulta (40 - 65 anos): Conflito entre Generatividade X Estagnação. Nessa fase, as pessoas necessitam criar coisas que irão durar mais do que elas, muitas vezes tendo filhos ou gerando mudanças positivas que beneficiem outros indivíduos. Nesta fase, a transmissão de valores sociais é uma necessidade para o enriquecimento da personalidade. Além disso, ocorre o desenvolvimento de virtude relacionado ao cuidado com o próximo, compartilhando o próprio conhecimento e experiências. O sucesso desse período se dá pelo sentimento de utilidade e realização e o fracasso, pelo envolvimento superficial no mundo e ao sentimento de estagnação.
  8. Velhice (a partir dos 65 anos): Existência do conflito entre a Integridade X Desespero. Nesse momento, as pessoas precisam olhar para suas vidas com a sensação de cumprimento, o sentimento de integridade ou de desespero está relacionado ao cuidado de pessoas, ou coisas, produtos e ideias. Da adaptação aos sucessos e fracassos da vida; as pessoas também vivenciam a proximidade da morte. O sucesso é tido através da vida com significado, aceitação da morte e sentimentos de sabedoria. Já o fracasso se dá pelos sentimentos de arrependimento, desespero e amargura.


Fonte:

1. BEE, Helen. A criança em Desenvolvimento. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese – 9ª Ed. – Porto Alegre: ARTMED, 2003.
2. COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús & Col. Desenvolvimento Psicológico e Educação 2. Tradução Fátima Murad – 2 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2004.
3. DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. Tradução Auriphebo Berrance Simões, Maria da Graça Lustosa; Revisão Técnica: Antonio Gomes Penna – São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil. DEL PRETTE, Zilda A. P. & DEL PRETTE, Almir. Psicologia

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