Pular para o conteúdo principal

Da infância à velhice, veja o desenvolvimento humano nas visões de Freud, Piaget e Erikson

O desenvolvimento humano é um processo de transformação complexo, contínuo, dinâmico e progressivo. Fatores que interferem nesse processo são: a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio.


O desenvolvimento humano é um processo de transformação complexo, contínuo, dinâmico e progressivo. Fatores que interferem nesse processo são: a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio.

Vários cientistas discorreram sobre como acontece o desenvolvimento humano, dos quais os mais conhecidos são: Freud, Piaget e Erikson. Veja o que é e como se dá o desenvolvimento humano de acordo com visão de cada um deles.


Para Sigmund Freud | Teoria da Psicanálise

Freud diz que o desenvolvimento psíquico do ser humano é composto por 05 fases, que são:
  • Fase Oral (0 - 1 ano): Essa é a fase em que a criança explora o mundo por via oral (pela boca), região que lhe dá maior prazer.É por isso que o ato de amamentar é tão importante para estabelecer a relação prazerosa entre mãe e filho. A criança desenvolve sua estrutura psíquica prazerosa e agressiva (devido eclosão dos dentes) nessa fase.
  • Fase Anal (2 - 3 anos): É a fase que a criança desenvolve o controle dos esfíncteres. O interessante é que a criança pode oferecer as fezes tanto como um presente, quanto como algo agressivo. Além disso, nessa fase a criança começa a ter as primeiras noções de higiene.
  • Fase Fálica (4 - 5 anos): É a fase da fala, dos porquês. É nesse momento da vida que as crianças percebem as diferenças, visto que a atenção está voltada à região genital. Nesse momento da vida emerge o Superego da criança.
  • Fase de Latência (5 - 12 anos): Caracterizada por deslocar o desejo sexual para atividades socialmente aceitas, passando a gastar suas energias em atividades sociais e escolares.
  • Fase Genital (a partir dos 12 anos): Retoma os realoca os impulsos sexuais antes deslocados, com isso, buscar o amor fora dos meios familiares. É nesse período que se inicia a transição entre a fase infantil e a adulta, logo, ocorre a perda da identidade infantil. A necessidade de participar e integrar grupos com gostos similares se faz presente. 

Para Piaget | Teoria Cognitivo-desenvolvimental

Para esse autor, o desenvolvimento cognitivo e desenvolvimental ocorre por meio de quatro de estágios, que são: 
  • Estágio sensório-motor (0 - 18 meses): Por meio das suas limitadas sensoriais e motoras (olhar, escutar, sugar e agarrar), o bebê começa a tentar compreender o mundo que o cerca. Logo, essas ações são o ponto de partida ao desenvolvimento cognitivo.
  • Estágio Pré-Operacional ou Pré-Escolar (18 meses - 6 anos): A criança usa símbolos em por meio de seus comportamentos. O pensamento desse estágio era percebido como rígido, capturado pelas aparências, insensível e preso a própria visão. O egocentrismo é uma característica marcante.
  • Estágio das Operações Concretas (6 - 12 anos): Piaget chama de operações uma série de esquemas internos abstratos como: adição, subtração, multiplicação, divisão e seriação. Essas operações eram consideradas blocos de pensamentos lógicos, o que proporciona associações na mente infantil. A criança que passa bem por essa fase é capaz de ver e manipular algo que conhece como ideias e possibilidades.
  • Estágio das Operações Formais (a partir dos 12 anos): É a fase que ocorre concomitantemente à adolescência e possui três características essenciais, que são: 
    • Do Real ao Possível: Desenvolve a prudência, ou seja, imagina futura consequência de suas ações. Consegue realizar o planejamento a longo prazo. Logo, olha as possibilidades e não apenas a realidade.
    • Solução Sistemática de Problemas: Consegue buscar a resposta de um problema sistemático/metódico, as novas informações que adquirem os ajudam a fixar suas hipóteses da realidade.
    • Lógica: Ou seja, utiliza o raciocínio hipotético-dedutivo, modifica sua teoria e palpites iniciais. É a fase em que as correções são essenciais, caso algo lá atrás tenha sido internalizado de forma errada. Poucas pessoas usam essa forma abstrata de lógica e pensamento devido o cotidiano não requerer essas tarefas e não possuirmos tanta familiarização com isso.

Para Erikson | Teoria Psicossocial do desenvolvimento

Erikson diz que o desenvolvimento do ser humano refere-se a uma interação entre influência social e o organismo. Assim como a teoria de Piaget, é baseada no programa genético que guia a maturação do organismo.

Erikson embora aceitasse a Teoria Psicosexual proposta por Freud, acreditava que ao invés de cinco fases ou estágios de desenvolvimento, houvessem oito.

Para ele, O desenvolvimento saudável da personalidade depende da superação de cada crise/conflito psicossocial própria de cada fase, que são: 
  1. Período do bebê (0 - 18 meses): Nessa fase o conflito existente é entre Confiança Básica X Desconfiança. A criança desenvolve o senso de confiança quando os cuidadores transmitem: cuidados estável e consistente; afeição e confiança. A vivência negativa das experiências conduz o bebê ao senso de desconfiança. 
  2. Infância inicial (18 meses - 3 anos): Caracterizada pelo conflito entre Autonomia X Vergonha/Dúvida. Nesse período ocorre o desenvolvimento da necessidade  de autocontrole. Além do mais, a criança aprende: quais as expectativas que os cuidadores têm dela, quais são os seus privilégios e obrigações e quais as limitações que precisa aceitar. As experiências de sucesso conduzem à autonomia, as de fracasso resultam em sentimentos de vergonha e dúvida. O cuidador deverá exercer o controle, mas sempre estimulando a autonomia, de modo a reafirmar a capacidade da criança.
  3. Idade de Brincar (3 - 5 anos): Período do conflito entre Iniciativa X Culpa. As crianças necessitam afirmar o controle e o poder que exercem sobre o ambiente. Nessa fase, são mais ativas, ansiosas para aprender, combinando iniciativa e autonomia para alcançar objetivos, metas, desenvolvendo o senso de obrigação e desempenho. O brincar é crucial nesta fase, pois aprende através das fantasias e representações, o sentido presente dos fatos. O sucesso conduz ao senso de propósito e o fracasso desenvolve sentimento de culpa.
  4. Idade Escolar (5 - 13 anos): Surgimento do conflito entre Competência X Inferioridade. Aqui a criança aprende a lidar com novas exigências sociais e escolares, o interesse por brinquedos e brincadeiras vai sendo gradativamente direcionado para atividades produtivas como a educação formal, que lhe traz instrumentos para uma vida adulta satisfatória. Com isso, o sucesso nessas atividades desenvolve o senso de competência e as vivências de fracasso (real ou imaginado) proporcionam sentimentos de inferioridade.
  5. Adolescência (13 - 21 anos): Conflito entre Identidade X Confusão de Identidade. Nesse momento da vida, o indivíduo torna-se consciente das próprias características; identifica os próprios gostos e forma opiniões sobre pessoas, objetos e situações; desenvolve o senso de Identidade Pessoal; busca definir a si mesmo no presente e formular o que deseja para o futuro. O sucesso compreende a integração de talento e habilidade, identificação com pessoas semelhantes, acertos na tomada de decisões. Já o fracasso favorece a confusão de papéis e ao fraco sentido de identidade. Nesta fase, evidenciamos a capacidade de permanecer fiel a si mesmo.
  6. Idade Adulta Jovem (21 - 39 anos): Caracterizada pelo conflito entre Intimidade X Isolamento. Nesse período, as pessoas têm a necessidade de formar relacionamentos íntimos e amorosos com outras pessoas; apresentam disposição a unir sua identidade a outras pessoas por meio de relacionamentos de intimidade, parceria e associação; é capaz de estabelecer um modo de vida mutuamente compartilhado com um parceiro íntimo; de fazer concessões. O Sucesso nesse período e caracterizado por relacionamentos fortes e o fracasso, pelo isolamento e solidão.
  7. Idade Adulta (40 - 65 anos): Conflito entre Generatividade X Estagnação. Nessa fase, as pessoas necessitam criar coisas que irão durar mais do que elas, muitas vezes tendo filhos ou gerando mudanças positivas que beneficiem outros indivíduos. Nesta fase, a transmissão de valores sociais é uma necessidade para o enriquecimento da personalidade. Além disso, ocorre o desenvolvimento de virtude relacionado ao cuidado com o próximo, compartilhando o próprio conhecimento e experiências. O sucesso desse período se dá pelo sentimento de utilidade e realização e o fracasso, pelo envolvimento superficial no mundo e ao sentimento de estagnação.
  8. Velhice (a partir dos 65 anos): Existência do conflito entre a Integridade X Desespero. Nesse momento, as pessoas precisam olhar para suas vidas com a sensação de cumprimento, o sentimento de integridade ou de desespero está relacionado ao cuidado de pessoas, ou coisas, produtos e ideias. Da adaptação aos sucessos e fracassos da vida; as pessoas também vivenciam a proximidade da morte. O sucesso é tido através da vida com significado, aceitação da morte e sentimentos de sabedoria. Já o fracasso se dá pelos sentimentos de arrependimento, desespero e amargura.


Fonte:

1. BEE, Helen. A criança em Desenvolvimento. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese – 9ª Ed. – Porto Alegre: ARTMED, 2003.
2. COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús & Col. Desenvolvimento Psicológico e Educação 2. Tradução Fátima Murad – 2 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2004.
3. DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. Tradução Auriphebo Berrance Simões, Maria da Graça Lustosa; Revisão Técnica: Antonio Gomes Penna – São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil. DEL PRETTE, Zilda A. P. & DEL PRETTE, Almir. Psicologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a