Perfil profissional idealizado pelos cursos de Enfermagem

O perfil profissional da Enfermagem requer características como possuir os princípios éticos da profissão, conhecimento político, conhecimento científico, ser educador, buscar capacitação constante e ter habilidades e relacionamento interpessoal.


O mundo moderno, competitivo e globalizado exige a formação do profissional Enfermeiro com capacidade de provocar mudanças nos atuais modelos assistenciais, procurando melhorar as condições de saúde da população. 

Assim, o Curso de Graduação em Enfermagem, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem – Resolução nº 03/2001 – CNE, busca por meio dos seus conteúdos curriculares e da prática docente, formar profissionais que atendam ao perfil idealizado:

Ter os princípios éticos da profissão

Adotar postura profissional condizente com os princípios éticos da profissão, compreendendo a natureza humana em suas diferentes fases evolutivas, respeitando e valorizando o homem em sua totalidade e estimulando o desenvolvimento de suas potencialidades e o pleno exercício da sua cidadania.

Ter Conhecimento Político

Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos da região e do país, assumindo atitudes e comportamentos efetivos para transformação dessa realidade através da sua ação-reflexão-ação.

Ter Conhecimento Científico

Incorporar à ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação e intervenção, utilizando o processo científico de enfermagem, com vistas à melhoria da qualidade da assistência prestada à clientela.

Ser um Educador 

Assumir o papel de educador junto à Comunidade, bem como à equipe de enfermagem e demais profissionais, no processo de formação de recursos humanos, contribuindo para melhoria das condições de saúde da população.

Buscar Capacitação Constante

Identificar fontes, buscar e produzir conhecimentos para o aprofundamento de sua qualificação técnico-científica na busca constante de capacitação e atualização, contribuindo para o desenvolvimento da prática profissional.

Habilidades de Relacionamento Interpessoal

Demonstrar relacionamento interpessoal com usuário, família e comunidade, interagindo com a equipe multiprofissional, de maneira eficaz e democrática, responsabilizando-se pela coordenação do trabalho da equipe de enfermagem.


Fonte:
Universidade do Estado do Pará. PROJETO PEDAGÓGICO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Unidade Básica de Saúde: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?