Pular para o conteúdo principal

Quais os 08 primeiros sintomas da Gravidez?


A gravidez é um período de grandes transformações para a mulher, para seu parceiro e para toda sua família. São vivências intensas e por vezes sentimentos contraditórios, momentos de dúvidas, de ansiedade, especialmente se você for adolescente. Você pode estar sonhando com esse momento há muito tempo ou talvez tenha sido surpreendida por uma gravidez inesperada.
A gravidez é um período de grandes transformações para a mulher, para seu parceiro e para toda sua família. São vivências intensas e por vezes sentimentos contraditórios, momentos de dúvidas, de ansiedade, especialmente se você for adolescente. Você pode estar sonhando com esse momento há muito tempo ou talvez tenha sido surpreendida por uma gravidez inesperada.

Mesmo quando a gravidez é planejada, você precisará de um tempo para se adaptar a essa nova etapa da vida. Agora seu bebê está a caminho e vocês dois vão passar muito tempo juntos. Ao longo desses 09 meses seu corpo vai se modificar lentamente, se preparando para o parto e a maternidade. Não se preocupe, tudo isso é comum! São as modificações necessárias da gravidez. 

Assim, logo abaixo seguem os 08 primeiros sintomas dos 03 primeiros meses (0 a 13 semanas) de uma gravidez.

1. Menstruação Interrompida

Esse é o primeiro sintoma e o mais conhecido por todos, surge a partir do primeiro mês de gestação. No entanto, outras circunstâncias como excesso de estresse e emoções muito fortes também podem causar o atraso menstrual, mas, no geral, é o sinal inicial da gravidez. Na prática, para as mulheres que procuram os serviços com atraso menstrual que não ultrapassa 16 semanas, a confirmação do diagnóstico da gravidez pode ser feita pelo profissional de saúde da unidade básica de saúde, por meio de um teste imunológico para gravidez (TIG).



2. Mudanças de Humor

Outro sintoma é a mudança de humor, neste início ocorrem alterações tanto em seu corpo quanto em seus seus sentimentos, trazendo sensações ora de prazer, ora de desconforto. Faz parte desse momento a variação entre a aceitação e a recusa da gravidez. Contudo, fique tranquila, mesmo que o sentimento de não querer a gravidez venha a aparecer, o mesmo não causará danos ao bebê.

3. Alterações nos seios

É normal seus seios ficarem bem mais doloridos no começo da gestação, se comparado quando acontece durante os dias de Tensão Pré-Menstrual (TPM). Os mamilos também podem ficar mais sensíveis, além disso, ocorre o aumento no volume dos seios. Porém, esses sintomas costumam passar quando o organismo se acostuma aos novos níveis hormonais presentes na gravidez. Tudo isso ocorre em seu corpo porque o mesmo está se preparando para amamentar.

4. Cansaço

Com frequência, esse sintoma está relacionado a problemas emocionais, estresse, preocupação e ansiedade. Contudo, esse sintoma ocorre em virtude do corpo da mulher gastar mais energia devido tal energia servir tanto para a mãe quanto para o desenvolvimento do bebê. O ideal é que a mulher durma pelo menos oito horas por noite.

5. Sonolência

Além do cansaço, o aumento do sono também está relacionado a problemas emocionais, estresse, preocupação e ansiedade; logo, procure repousar mais. Por outro lado, a falta de sono no final da gravidez é causada pelo peso da barriga e do seu próprio corpo. Assim, quando esse período chegar, evite o excesso de atividade, mas mantenha o hábito de fazer os exercícios de relaxamento.



6. Mudança de Apetite

Esse sintoma é caracterizado principalmente pelos famosos desejos. Além disso, você pode sentir uma vontade imensa de comer seja no horário, ou fora dele (madrugada, após a refeição etc). Um outro fenômeno interessante que acontece é a mudança no paladar, visto que o mesmo fica mais sensível o que acarreta na presença de um gosto metálico constante. Isso faz com que algumas mulheres deixem de comer alguns alimentos e comecem a apreciar outros.

7. Enjoos e vômitos

Normalmente estão relacionados às alterações de olfato e paladar, que ficam mais sensíveis durante a gestação. Entretanto, o enjoo pode variar de acordo com a mulher. Algumas podem ficar com essa sensação logo no início da gravidez, enquanto outras só após o terceiro mês. O enjoo pode aparecer em qualquer hora do dia e piora quando a mulher está de estômago vazio. Por isso, é fundamental uma alimentação saudável e em intervalos curtos. Evite ficar muito tempo sem se alimentar e escolha alimentos mais secos (bolachas de água e sal, pão) ou frutas, de acordo com seu desejo. Caso vomite, faça apenas bochecho com água e aguarde meia hora para escovar os dentes. 

Além disso, podem ocorrer azia e queimação. A acidez tende a aumentar, porque a válvula do estômago se relaxa durante a gravidez, deixando o ácido próprio do estômago voltar e subir, dando a sensação de queimação constante. Desse modo, evite beber líquidos junto com a refeição e se deitar após as principais refeições. Coma mais vezes e em menor quantidade de cada vez.

8. Gengivas mais sensíveis

A gravidez não causa cárie, mas as gengivas podem ficar mais sensíveis e serem facilmente irritadas por placas bacterianas. Capriche na higiene bucal (utilize escova, pasta e fio dental), mantenha uma alimentação saudável, controle a quantidade de açúcares e faça acompanhamento durante o pré-natal com um dentista. Durante as consultas você receberá orientações importantes para o cuidado com a sua saúde e de seu bebê. Uma boa higiene bucal da mãe cria um bom hábito de higiene na criança.

Assim sendo, se você apresenta os sinais listados, mas tem dúvidas se está grávida, você deve procurar uma Farmácia para realizar o teste. Ou ainda, você pode ir a uma Unidade Básica de Saúde e, após confirmação da gravidez, em consulta médica ou de enfermagem, você inicia o seu acompanhamento de pré-natal e, assim, será orientada pelos profissionais de saúde e terá uma criança bonita, forte e saudável.


Fonte:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual ténico/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

2. Caderneta da Gestante. Ministério da Saúde. Brasília, 2018.

3. SANTOS, Erica. Saiba quais são os principais sintomas da gravidez. Ministério da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 24 de Dez, 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a