Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é uma Alimentação Saudável?


Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, bem como dos alimentos que contêm e fornecem esses nutrientes. Os alimentos são combinados entre si e preparados, cada um com as suas devidas características e de acordo com as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares de cada sociedade. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar.

Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século. 

Por isso, estar livre da fome e ter uma alimentação saudável e adequada são direitos humanos fundamentais dos povos. Contudo, muitas pessoas não sabem o que é ter uma alimentação saudável e, com isso, desenvolvem várias dúvidas a respeito do assunto como: O que é uma Alimentação Saudável? Quais seus princípios? E o seus benefícios?Assim, logo abaixo seguem respostas para as três dúvidas bastante recorrentes sobre o tema.



1. O que é uma Alimentação Saudável?

Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, bem como dos alimentos que contêm e fornecem esses nutrientes. Os alimentos são combinados entre si e preparados, cada um com as suas devidas características e de acordo com as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares de cada sociedade. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar. Uma alimentação saudável é aquela que reúne os seguintes atributos: é acessível e não é cara, valoriza a variedade, é harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente. 


Figura 1 - O que é uma alimentação saudável. Fonte: Ministério da Saúde

2. Quais os princípios da Alimentação Saudável?

Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.

a. Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.
b. Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.
c. Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.



3. Quais os benefícios de possuir uma Alimentação Saudável?

A alimentação saudável contribui para a melhoria da qualidade de vida e na prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como desnutrição, anemia, obesidade, diabetes, hipertensão etc. Assim, alimentar-se de forma saudável, associando isso à prática regular de atividade física, é fundamental para uma boa saúde. Como se viu, os benefícios da adoção dessas orientações são vários, incluindo melhor digestão dos alimentos, controle mais eficiente do quanto comemos e, de modo geral, mais prazer com a alimentação.


Fonte:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
2. Ministério da Saúde. Guia Alimentar: Como ter uma alimentação saudável.
3. RADAELLI, Patrícia; RECINE, Elisabetta. Alimentação Saudável. Ministério da Saúde. Brasília. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a