Pular para o conteúdo principal

Entenda a história da Enfermagem conhecendo a vida de Florence Nightingale

Florence Nightingale ajudou várias pessoas utilizando seus conhecimentos estatísticos, os quais começaram a ser apreendidos durante a infância, quando brincava com conchas


Em geral, grande parte das mulheres não gostam de Matemática. Isso fica evidente quando analisamos a quantidade de pessoas do sexo feminino nas áreas de Engenharia, Tecnologia e Estatísticas.

Contudo, existe uma cientista, uma enfermeira e matemática que, precisamente na guerra da Crimeia, usou sua coragem, seu amor pela humanidade e suas habilidades com estatísticas para melhorar o estado de saúde dos soldados britânicos naquela guerra e estabeleceu o que hoje chamamos de Enfermagem Moderna. Sim, estou falando de Florence Nightingale.

Seu início de vida

Embora Florence tenha nascido, em 1820, no seio de uma família britânica de classe alta e rica, sua mãe a teve em uma vila na cidade italiana de Florença. Um fato que marcaria a vida de Florence, bem, pelo menos, o nome que ela possuía era por causa disso.

Seus pais, como dissemos, eram extraordinariamente ricos e, como outros cidadãos britânicos ricos, optaram por viajar pela Europa depois das Guerras Napoleônicas.

Acompanhado por seus criados, o senhor Nightingale saiu em turnê dois anos depois de seu casamento, período em que nasceram suas duas filhas, cada uma com o nome das cidades em que residiam na época. Sua irmã mais velha se chamava Parthenope.

A propósito, o sobrenome Nightingale, significa rouxinol em inglês. Apenas como uma curiosidade.

Bem, quando Florence tinha um ano de idade, a família voltou para a Inglaterra e lá ela foi educada conforme as regras comuns do período.

Embora seja verdade que naquela época muitas mulheres não tinham acesso à educação, o pai de Florence queria que suas filhas recebessem aulas, ensinadas por ele, dos assuntos que ele entendia que enriqueceriam a cultura de uma jovem dama, que, no caso da classe alta britânica, seriam assuntos como filosofia e linguagens modernas.

A menina que tomou notas

Mas a pequena Florence, desde cedo, sentiu uma atração irreprimível pela ciência e, em particular, pela matemática. Principalmente, por estatística descritiva.

Dedicava-se a classificar as conchas que coletava, anotando dados nelas e criando tabelas cheias de números com as diferentes medidas e características das referidas conchas.

Como parte da educação de suas filhas, o senhor Nightingale levou suas filhas em turnê pela Europa. Viagem que Florence aproveitou para continuar compilando e solicitando dados, desta vez sobre estatísticas de população, hospitais e outras instituições de caridade.

Todas essas experiências e seu espírito religioso tiveram que marcar profundamente sua personalidade e, aos 17 anos, ela disse que Deus havia lhe confiado uma missão: dedicar sua vida para cuidar dos doentes, ser enfermeira.
Contudo, a enfermagem, naquela época, era considerado um trabalho que poderia ser realizado apenas por pessoas de classe média, mas Florence estava determinada e, assim, ela continuou a visitar hospitais em Paris, Roma e Londres.

Em agosto de 1853, depois de muitas vicissitudes, ela foi finalmente nomeada superintendente em um hospital de mulheres na Harley Street, em Londres.

Litografia de uma sala do hospital de Scutari, onde Nightingale
trabalhou - WIKIPEDIA

Naquele mesmo ano, a Guerra da Crimeia estourou e as notícias que surgiram sobre o estado das enfermarias dos soldados britânicos na frente foram devastadoras e terríveis.

E, pela primeira vez na história, foi solicitado oficialmente o serviço de mulheres no exército. Foram solicitadas 38 enfermeiras para o hospital militar em Scutari, na Turquia. Uma dessas enfermeiras, logicamente, era Florence, sendo escolhida como líder da equipe durante a missão.


O horrível espetáculo da guerra da Crimeia

O que elas encontraram na chegada à guerra, foram cenas de morte e desolação. O hospital havia sido construído em um esgoto e os soldados, doentes, estavam em salas com o chão cheio de fezes.

A primeira missão que Florence confiou às suas enfermeiras foi limpar completamente o hospital, já que ela suspeitava que a falta de higiene era perigosa para a saúde dos soldados convalescentes.

Vale lembrar que, naquele período, grande parte do mundo ainda não conhecia a importância da higienização para a manutenção da saúde.

>> O que é Higiene?

Florence utiliza seus conhecimentos estatísticos

Para defender sua teoria, Florence se dedicou, como fazia com suas conchas quando criança, a obter dados sobre as mortes de soldados e analisar como esses dados estavam evoluindo à medida que as condições de higiene no hospital melhoravam.

Florence estava, no entanto, ciente de que ninguém iria olhar para a vasta quantidade de dados que havia acumulado ao longo dos anos no hospital de Scutari e decidiu mostrá-los através de um diagrama, visto que era mais rápido de entender: decidiu apresentá-lo em seu famoso Diagrama de Rose.

Diagrama de Rose de Florence Nightingale - WIKIPEDIA

Com a ajuda dos conhecidos estatísticos William Farr e John Sutherland, foram analisadas as enormes quantidades de dados que Florence havia coletado.

A conclusão foi brutal, desconcertante e reveladora: a causa de 16.000 das 18.000 mortes não foram ferimentos sofridos na batalha, mas doenças evitáveis, cujo contágio foi devido à falta de higiene.

Florence é reconhecida pelo grande trabalho

Florence Nightingale é, merecidamente, reconhecida como a precursora da enfermagem moderna e uma das primeiras bioestatísticas da história.

Em 1859, ela publicou seus livros, "Notas sobre enfermagem" e "Notas sobre hospitais", com o objetivo de que todos, não apenas famílias abastadas e ricas, tivessem acesso a cuidados de saúde seguros e limpos.

No ano seguinte, uma escola de enfermagem foi fundada em seu nome.

Graças ao trabalho de Florence, a enfermagem foi reconhecida como uma carreira respeitável para as mulheres e, graças ao seu trabalho, os hospitais foram aperfeiçoados, com ênfase especial nas medidas de higiene.

Florence morreu com a idade de 90 anos e, como dizem, ela continuou escrevendo os dados em sua cama até o fim para continuar analisando as estatísticas de pacientes e curas.

Curiosidades sobre Florence Nightingale

Em 1951, foi lançado o filme A Dama Com Uma Lâmpada, narrando a história dessa grande mulher. O título refere-se a uma foto que foi levada para Florença no hospital enquanto caminhava com uma lâmpada entre os soldados para verificar se precisavam de alguma coisa e, acima de tudo, tentar consolá-los com suas palavras encharcadas de ternura e compaixão.

Florence, muito discreta, não gostou nada de tornar pública aquela foto e muito menos a legião de "fã" que isso implicou e que encheu a caixa de correio de seus pais com cartas de fãs. Nunca quis ser, muito menos uma estrela.

Mas aquela garota confiante e corajosa contribuiu com suas estatísticas e seu amor pelos outros para salvar a vida de milhares de pessoas.


Fonte: 
1. GRIMA, Clara. Florence Nightingale, la enfermera que salvó miles de vidas con una rosa. ABC ciencia. Disponível em: https://www.abc.es/ciencia/abci-florence-nightingale-enfermera-salvo-miles-vidas-rosa-201802052042_noticia.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Qual a função do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde? A enfermeira é aquela pessoa que faz as consultas? Posso comprar as medicações que a enfermeira prescreveu?  Essas, entre tantas outras, são perguntas que surgem na cabeça de várias pessoas a respeito do enfermeiro e suas atribuições na Unidade Básica de Saúde, visto que o profissional de enfermagem possuem diversas funções.  Contudo, e ste profissional desenvolve seu processo de trabalho em dois campos essenciais: na unidade de saúde, junto à equipe de profissionais, e na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como assistindo às pessoas que necessitam de atenção de enfermagem .  Assim, segundo o Ministério da Saúde, as atribuições básicas são: 1.   E xecutar, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso 2.   D esenvolver a

07 Atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Considerado a proximidade que possuem  com a comunidade, não há dúvidas quanto às suas atribuições , o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver á  suas ações nos domicílios de sua área de   responsabilidade e junto à unidade para programação e supervisão de suas   atividades.   E ntretanto, nem sempre esse profissional é considerado “membro efetivo” da Unidade Básica de Saúde (UBS) , por não participar das reuniões com demais profissionais (salvo com o enfermeiro), ou por não ter acesso ao prontuário e às informações. Além disso, muitos desconhecem suas funções. Dessa forma, segue logo abaixo um artigo com as 07 atribuições básicas dos Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde. 1 - Integrar equipe de saúde e população É atribuição dos ACS d esenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população abrangida pela  UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos soci

Quem faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Quem são os profissionais que atuam na UBS? Por que algumas UBS possuem mais profissionais do que outras? Existe uma quantidade mínima de funcionários para uma UBS?  Esses são alguns questionamentos que as pessoas têm sobre a estrutura de uma UBS. Logo, esse artigo tem como objetivo sanar tais dúvidas. >> O que é Unidade Básica de Saúde? Cada UBS contém  um grupo multiprofissional   com pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um  agente comunitário de saúde , sendo que esse grupo de profissionais recebe o nome de Equipe de Saúde da Família, cujas atribuições e definições são ditadas no âmbito do  Programa Saúde da Família .     Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais  pediatras e de s aúde b ucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Segundo o Ministério da Saúde, c ada equipe deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a